78ª Reunião Ordinária da Relba é realizada em Valadares
A reunião marcou adesão do município de Taparuba a Rede Leste de Banco de Alimentos.
Publicado em 16/09/2022 14:52 - Atualizado em 16/09/2022 15:02
Na manhã de hoje (16) Valadares sediou a 78ª reunião ordinária da Rede Leste de Bancos de Alimentos (RELBA). O encontro que aconteceu no Parque Natural Municipal teve o objetivo de promover o trabalho do Banco de Alimentos e as ações de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional realizadas no Leste de Minas. O evento contou com a presença de prefeitos, representantes dos bancos de alimentos municipais do leste mineiro, pessoas ligadas à agricultura, além de autoridades, conselhos e entidades. A reunião tem parceria entre Prefeitura de Valadares, SEBRAE, SENAR, IMA, EMATER/MG, Mesa Brasil e COMSEA de Valadares.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Ivan Fialho, falou sobre o trabalho à frente da secretaria e destacou a importância dos municípios se registrarem no Sistema Nacional de Segurança Alimentar Nutricional (SISAN). “É importante que os munícipios estejam inseridos no sistema para que tenham acesso aos benefícios das políticas públicas. O município que não adere ao sistema é um município que às vezes morre de sede ao lado da fonte d’água. É muito importante também que haja não só um trabalho integrado entre as secretarias, mas entre municípios para compartilhar informações para podermos prosperar. O prefeito André Merlo tem compartilhado informações com todos os prefeitos do Vale do Rio Doce. Durante a Exposição Agropecuária deste ano a SEMA atendeu 11 municípios e informou sobre: consórcio de extensão municipal, trabalho da IDENE, trabalho da Relba, trabalho que realizamos na SEMA de licenciamento ambiental. Precisamos de um território forte!”, destacou.
Durante a reunião de hoje foi assinado o termo de adesão do Banco de Alimentos de Taparuba à Relba. O termo sela o compromisso de cooperação com objetivo de promover o desenvolvimento do território e de ações de combate à fome.
O prefeito de Taparuba, Joaquim de Abreu Filho, falou sobre a importância da adesão para seu município. “Taparuba se sente lisonjeada por estar aqui hoje fazendo parte da Relba. Nosso munícipio é pequeno e jovem. Temos todas as dificuldades que os outros municípios têm, mas talvez um pouco maiores, seja pela arrecadação seja por termos uma falta de emprego muito grande. Atendemos 280 famílias carentes e agora com a Relba vamos poder fazer isso com mais facilidade. Quero agradecer a todos que votaram na inclusão de Taparuba na Relba”.
O evento contou ainda com a apresentação dos dados do Banco de Alimentos de Valadares, palestra sobre os impactos de áreas degradadas no processo de desertificação do Vale Médio Rio Doce e apresentação cultural do grupo da 3ª idade.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social