Valadares conquista Prêmio Mineiro de Boas Práticas da AMM
A cidade concorreu ao 11º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal no eixo Desenvolvimento Econômico com o programa Mais Inovação.
Publicado em 11/05/2023 13:41
Pela segunda vez consecutiva, Governador Valadares é campeã no Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal. Nesta edição, a cidade concorreu no eixo Desenvolvimento Econômico, com o programa Mais Inovação, Mais Oportunidades: Diversificando a Economia de Governador Valadares, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação. A premiação aconteceu ontem (10), em Belo Horizonte, durante o 38º Congresso Mineiro de Municípios, evento realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM).
O prêmio foi disputado por 70 municípios, sendo que Valadares chegou à final com Coronel Fabriciano e Prata. No ano passado, a cidade participou no eixo Esporte e foi campeã com o projeto Investir no Esporte é Investir na Saúde. Os municípios de cada eixo premiados em primeiro receberam um troféu e, os segundos e terceiros lugares, receberam placa de honra ao mérito, além de ganhar dois cursos do Centro de Qualificação para Gestão Pública (CQGP) para dois servidores do município.
Durante a entrega do prêmio, o prefeito André Merlo agradeceu pelo reconhecimento da cidade e destacou que o prêmio é resultado de um trabalho coletivo da sua equipe, dos empresários e empreendedores da região, além do apoio da população. “Gostaria de agradecer a todos que se empenharam nessa empreitada e reafirmo o compromisso da Prefeitura em continuar investindo em ações para fortalecer a economia local, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população. Também gostaria de registrar o meu agradecimento ao Congresso Mineiro de Municípios por oportunizar o compartilhamento de experiências e boas práticas entre os gestores municipais e parabenizo a todos os municípios premiados”, disse.
Programa Mais Inovação
O programa Mais Inovação vem fortalecendo cada vez mais a cultura da inovação em Valadares, criando ambiente propício. Afinal, a Prefeitura investiu em leis importantes, como o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Política Municipal de Inovação e estabeleceu incentivos fiscais e outros benefícios às startups, empresas de base tecnológica e TICs. Além disso, criou o Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce, primeiro parque científico e tecnológico do Leste de Minas. O local conta com o Coworking Público, um espaço onde os empreendedores podem trabalhar juntos e trocar ideias.
Para a secretária de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Beatriz Pereira de Almeida, a premiação foi uma grande vitória para a cidade. “Nós estamos muito felizes por termos ganhado o 11º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, no eixo Desenvolvimento Econômico. O nosso projeto, que foi o Mais Inovação visa a diversificar a economia de Governador Valadares com uma série de ações que se enquadram no pacote de políticas públicas de desenvolvimento econômico, com foco na inovação para trazer um novo rumo para a cidade. Esse reconhecimento reflete o trabalho e a dedicação da gestão em promover ações efetivas para nossa cidade”, comentou.
O evento
O Congresso Mineiro de Municípios reúne autoridades, agentes municipais e políticos para discutir assuntos relacionados às perspectivas do país e dos municípios. Com o tema Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública, o evento aconteceu nos dias 9 e 10 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte.
Criado em 2010 pela Associação Mineira de Municípios, o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal tem o objetivo de premiar as prefeituras do Estado que contribuem para a modernização e melhoria dos serviços públicos, por meio de experiências modernas e inovadoras.
Ao todo, foram analisados 310 projetos enviados em cinco eixos (Desenvolvimento Econômico, Educação, Governança, Meio Ambiente e Saúde).
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social