Terceira idade em atividade na Praça de Esportes
Quem passa pela Praça de Esportes e se depara com músicas modernas como as que tocam em academias não imagina que o som faz parte das aulas de hidroginástica, que tem a maioria dos alunos na terceira idade. E quem disse que eles não curtem este tipo de música?
Publicado em 28/08/2015 14:10
Quem passa pela Praça de Esportes e se depara com músicas modernas como as que tocam em academias não imagina que o som faz parte das aulas de hidroginástica, que tem a maioria dos alunos na terceira idade. E quem disse que eles não curtem este tipo de música?
O segurança aposentado, Nilson Caldas, de 59 anos, aprova as músicas e conta como seus movimentos melhoraram depois das aulas de hidroginástica. “Não tenho nada para reclamar. A aula é ótima! Vim pra cá por orientação médica. Como tenho hérnia de disco na coluna e artrose no joelho esquerdo não podia fazer caminhada. Na água posso fazer todos os movimentos que não sinto dor. Antes, tinha dia que era difícil até levantar da cama, hoje eu consigo levantar e me locomover sem precisar da ajuda da minha esposa”, contou.
Uma das alunas mais antigas da turma é a servidora pública aposentada Maria de Lourdes Silva, de 68 anos. Maria já pratica hidroginástica na Praça há 20 anos e viu muita coisa mudar. “Na época em que comecei a fazer a hidroginástica, a Praça ainda era chamada de Figueira Tênis Clube e administração era mista (iniciativa privada e prefeitura por meio da Fusobras). Quando entrei as aulas eram pagas. Graças à hidro sou capaz de fazer coisas que meus filhos sedentários não fazem”, comemorou.
O professor de hidroginástica, Wildes Júnior de Souza, lembra que a atividade física é importante em todas as idades. “Na hidroginástica trabalhamos o fortalecimento da musculatura, os movimentos e até fazemos alguns exercícios localizados. Muitos alunos chegam com dificuldades de andar e com o tempo nos relatam que conseguem se locomover com mais facilidade e sem dor; além de manter o corpo em forma. Já tive caso de aluna que parou a hidro por dois meses e engordou nove quilos”, lembrou.
A hidroginástica da Praça de Esportes é gratuita e é realizada as terças e quintas, das 6h a meio dia e de 14h às 20 horas. As vagas já estão preenchidas. Como a procura por esta atividade é muito grande há limite de faltas. A partir da quarta falta se o aluno não justificar ele perde a vaga.
Alongamento
Algumas alunas de hidroginástica conciliam a atividade com as aulas de alongamento. Este é o caso da aposentada Zélia Maria Reis, 72 anos. “Em maio as aulas de hidroginástica pararam por causa do frio e comecei a fazer aulas de alongamento para não ficar parada. Agora faço hidro e alongamento. Faço aulas de alongamento todos os dias 2ª, 4ª e 6ª na Casa Unimed e 3ª e 5ª aqui. Nos fins de semana sinto falta das aulas.”, relatou.
Sua colega de turma, a aposentada Maria Izidora Figueiredo Araújo, 66 anos, conta que a atividade ajudou a melhorar o equilíbrio e os movimentos. “Tenho Mal de Parkinson. Antes fazia alongamento na Casa Unimed, como não tenho mais plano de saúde passei a fazer aulas aqui. Tem sido minha salvação porque se não fizer eu fico toda dura.”.
Há vagas para as aulas de alongamento nas 2ª, 4ª e 6ª feiras nos horários das 7h, 8h, 9h e 10 h. Ou nas 3ª e 5ª feiras nos horários de 7h e 8h.
Para se matricular é necessário comparecer à Praça de Esportes munido de atestado médico, duas fotos 3x4 e, no caso das crianças, o responsável deve levar declaração da escola informando o horário em que estuda.
A Praça de Esportes funciona de segunda a sexta-feira, no horário das seis às 18 horas, na Rua Afonso Pena, 2550 – Centro. Telefone: 3271.3400.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social