SMS-GV apresenta experiência exitosa na Mostra "Brasil, aqui tem SUS"
O trabalho escolhido entre os melhores de Minas Gerais foi o "I Fórum de Saúde LGBTQIAPN+ na APS: uma experiência intersetorial para a promoção da equidade no SUS"
Publicado em 29/11/2024 11:04 - Atualizado em 29/11/2024 11:08
Valadares segue sendo exemplo para gestores de cidades de todo o estado na área da saúde. Prova disso é que nosso município foi um dos 40 selecionados em Minas Gerais e um dos quatro da Macrorregião Leste para apresentar uma experiência exitosa na 19ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), nas últimas semanas.
O evento, que neste ano aconteceu no formato online, propiciou o intercâmbio de experiências municipais e distritais bem-sucedidas no SUS e ainda colocou Valadares entre as melhores de Minas Gerais na modalidade de "Experiências das equipes de trabalhadores do município, Distrito Federal e ou experiências da gestão municipal e distrital, incluindo aquelas executadas de forma compartilhada, cooperada, intersetorial ou interfederativa, nos territórios", no segmento "Atenção Básica".
E o trabalho fruto desse sucesso foi o "I Fórum de Saúde LGBTQIAPN+ na APS: uma experiência intersetorial para a promoção da equidade no SUS", que foi apresentado pelo enfermeiro e servidor da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Valadares, Micael Alves dos Santos, atual coordenador do Núcleo de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (NIESC).
A experiência também contou com a autoria das enfermeiras Thamilly Ruas Figueiredo Borborema, Marta Giovani Pereira Fernandes e Siméia Soares Pereira da Silva e da nutricionista Viviane Cristina Salgado Dias, todas da SMS; e dos professores da Univale, Mônica Valadares Martins e Edmarcius de Carvalho.
O I Fórum, que foi realizado em setembro de 2023, em parceria com a Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e movimentos sociais da cidade, surgiu da necessidade de o Município de Valadares construir o Plano Municipal de Saúde Integral da População LGBTQIAPN+, em atendimento à Resolução SES/MG nº 8.375/2022, que trata da qualificação do acesso dessa população à APS.
E tornou-se um evento pioneiro no município e na Macrorregião Leste de Saúde de Minas Gerais. Isso porque, na época, mais de 200 participantes, incluindo profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS, estudantes e pesquisadores de instituições de ensino, organizações da sociedade civil e entidades de classe participaram do evento, no intuito de conferir maior representatividade às discussões e proposições.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social