SCO: incêndio que atingiu Pico da Ibituruna é combatido
Prefeitura participou do combate por meio de várias secretarias
Publicado em 26/09/2019 16:43
Prefeitura participou do combate por meio de várias secretarias
Dos 651 hectares de vegetação consumidos pelo incêndio que começou na região de Derribadinha, 121 ficam na Área de Preservação Permanente (APP) do Pico da Ibituruna. E o estrago só não foi maior graças à ação rápida e estratégica do Sistema de Comando em Operações (SCO) que montou “QG” no Parque Natural Municipal e o trabalho incansável de todos os envolvidos. O incêndio foi combatido com foices, enxadas, abafadores, bombas costais, duas aeronaves Airtractor e muito empenho.
O incêndio começou na segunda-feira (23) e foi controlado na noite de quarta-feira (25). Nesta quinta-feira (26), às 7 horas, foi iniciada uma “operação rescaldo” para identificação de pontos que podem provocar reignição (reinício), principalmente em razão dos ventos. Também é feita a busca do local da origem do fogo. A Polícia Civil investiga a autoria. O prefeito André Merlo, que mesmo em viagem acompanhava os trabalhos, esteve no QG na quarta-feira. “Foi um trabalho intenso, estratégico e exemplar de união. Agradecemos a todos os envolvidos”, disse, pedindo mais cuidado com o meio ambiente.
Atuaram nesta operação de combate o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, IEF, Prefeitura de Valadares (por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, ABT da Brigada do Aeroporto, caminhões-pipa do SAAE para abastecimento das aeronaves e hidratação das equipes em campo e uma van da Secretaria Municipal de Educação) e também como os trilheiros que levaram água e alimentos para os combatentes que estavam em locais de difícil acesso.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social