Saúde Mental e Condições Crônicas Não Transmissíveis em debate
Profissionais de saúde de Valadares participam, remotamente, da I Conferência Nacional Livre de Saúde Mental e Condições Crônicas Não Transmissíveis, que está sendo realizada durante toda a tarde de hoje, em Belo Horizonte
Publicado em 22/09/2023 17:54
A tarde de hoje (22) está sendo voltado para o conhecimento e a troca de experiências entre pessoas de mais de dez estados do Brasil. São gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), usuários, representantes de Associações de Classes e de Movimentos Sociais, bem como estudantes de cursos da saúde de várias cidades do país participando da I Conferência Nacional Livre de Saúde Mental e Condições Crônicas Não Transmissíveis.
E, claro, Valadares não ia ficar de fora desse evento híbrido promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Minas Gerais (Aben-MG), em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Fórum Nacional DCNTs.
Com o tema “Saúde Mental e Condições Crônicas Não Transmissíveis - caminhos para a integralidade da atenção psicossocial”, o encontro é uma preparação, no qual as discussões vão subsidiar a construção de diretrizes e propostas para a 5ª edição da Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio (CNSM), que vai acontecer de 11 a 14 de dezembro deste ano, em Brasília.
Na ocasião, o debate transcorrerá sobre “A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS".
Profissionais da Atenção Primária à Saúde, do Núcleo Ampliado de Atenção à Família (NASF), do Núcleo de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (NIESC), além de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e dos Centros de Atenção Psicossocial de Valadares estão conectados por um aplicativo para discutirem, questionarem e proporem meios de fortalecer e amparar as políticas públicas de saúde, priorizando a atenção à saúde mental, aprimorando a integração dessa condição aos cuidados de outras Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs), e se capacitando para reduzirem os riscos, rastrearem, acolherem, bem como oferecerem o tratamento adequado e oportuno àqueles que necessitarem.
Estudantes e professores de cursos da saúde de Valadares também estão presentes. É válido ressaltar que a Conferência está acontecendo na Escola de Enfermagem da UFMG, em Belo Horizonte, e que os interessados no assunto estão participando remotamente pelo ZOOM. E que os inscritos receberão certificados de participação do evento.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social