Prefeitura realiza primeira sessão do Simpósio do Plano Diretor
O Simpósio de Diagnóstico dos 5 eixos consiste em uma importante etapa do processo de revisão do Plano Diretor em prol de melhorias na cidade.
Publicado em 17/03/2023 16:55
Na noite de ontem (16), a população teve a oportunidade de compreender de maneira científica e didática a importância do Plano Diretor para a cidade e como funciona o processo de revisão dele. Presencialmente, o engenheiro civil, Especialista em Planejamento Urbano, MsC. em Gestão Territorial e PhD. em Demografia, Leonardo Gomes de Sousa realizou uma palestra, que contou com a participação, via videoconferência, da arquiteta urbanista, MsC. em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, PhD em Patrimônio, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Yara Landre e do Geógrafo e PhD. em Demografia, Glauco Umbelino.
Além de apresentar opiniões de especialistas e promover reflexões, a palestra buscou esclarecer e incentivar a participação popular nas etapas da revisão do plano diretor de Governador Valadares, para expressar seus anseios por uma cidade melhor.
O empresário Élcio Andrade revelou o que pensa sobre o processo de revisão. “Pelo meu entendimento, o Plano Diretor tem uma importância muito grande por definir os rumos que a cidade vai tomar nos próximos anos. A gente percebe que ações isoladas são importantes, mas ações concatenadas dentro do Plano Diretor vão ter um resultado muito mais efetivo”.
O presidente da Regional Vale do Rio Doce da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Frederico José Rodrigues da Paixão, também ressaltou a importância do Plano para a cidade. “Eu acho de suma importância a revisão do Plano Diretor, visto que ele abrange os interesses de vários setores da sociedade. Hoje estou aqui representando os bares e restaurantes e seus interesses. Queremos estar a par de tudo para saber o que pode ser mudado e como podemos contribuir”.
O prefeito André Merlo ressaltou a necessidade da participação de todos na revisão do Plano Diretor, inclusive em prol do desenvolvimento da cidade. “Nós queremos organizar a cidade, deixá-la pronta para o desenvolvimento. Desejamos que qualquer um que vier morar em Valadares ou quem já mora aqui, sinta que tem a cidade organizada e planejada. Essa é a grande missão desse simpósio. Para chegarmos ao desenvolvimento, precisamos ter um Plano Diretor organizado e contamos com a contribuição de vocês”, disse.
O secretário municipal de Planejamento, Jackson Lemos, destacou a necessidade do plano para a cidade. “Este é o pontapé inicial da participação popular. O plano diretor se faz necessário em Valadares, conforme a lei federal do Estatuto da Cidade, que estabelece que municípios com mais de 20 mil habitantes estão credenciadas a ter um Plano Diretor. O último Plano Diretor foi feito em 2006 e deveria ter sido revisto em 2016. Nós estamos atrasados, mas agora vamos finalizar esta tarefa com a importante missão de dar amplitude à participação popular, para que todos possam participar e nos ajudar a fazer um grande Plano que norteará os próximos dez anos da nossa cidade”.
A secretária Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Beatriz Pereira de Almeida, enfatizou a importância do diagnóstico como um primeiro passo para se definir o rumo da cidade que se deseja construir. “Se a gente não sabe onde queremos chegar, qualquer caminho vai servir. Então, um ponto é definir qual é esse caminho do desenvolvimento urbano, para termos qualidade de vida, desenvolvimento - que está acontecendo e que vai acontecer como um caminho de mais sustentabilidade para população. Então, esse simpósio é mais para um diagnóstico. E é partir dele que vamos discutir com especialistas e com quem está ali na ponta, junto a população, para identificar nossos gargalos e depois partir para o planejamento de fato”.
Vale ressaltar que a segunda sessão do Simpósio de Diagnóstico dos 5 eixos, que aconteceria hoje (17), no Campus Antônio Rodrigues Coelho (Campus II) da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), como etapa do processo de revisão do Plano Diretor, foi cancelada em razão da falta de energia provocada pela queda de uma árvore no campus. Uma das fases dessa área do campus foi afetada e, diante da demora nos reparos, o andamento dos trabalhos ficou comprometido. Em razão desse contratempo, a segunda sessão será remarcada, cuja data, horário e local serão divulgados posteriormente no site e canais oficiais da Prefeitura.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social