Prefeitura firma convênio com a APAC GV
O objetivo é oferecer às recuperandas a oportunidade de, novamente, serem inseridas no mercado de trabalho.
Publicado em 21/12/2016 15:07
Na tarde dessa terça (20), a Prefeitura, por meio do SAAE, firmou convênio com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) cujo objetivo é oferecer às recuperandas a oportunidade de, novamente, serem inseridas no mercado de trabalho.
O convênio autoriza e permite ao SAAE aproveitar o trabalho de pessoas condenadas. De acordo com o administrador da APAC, Luiz Alves, esse é mais um legado que a prefeita Elisa Costa deixa para a população. “Na primeira gestão, seis recuperandas trabalharam no SAAE. Na gestão atual, conquistamos o terreno de 10.400m², cedido pelo município, para a construção da sede da APAC Feminina, e, outra vez, a parceria via convênio”, afirma.
“É uma causa feminina. A parceria entre SAAE e APAC é um projeto de humanização. Uma parceria pela dignidade das pessoas. Na APAC, as reeducandas trabalham a recuperação com respeito, sendo protagonistas. O método de trabalho, que permite a recuperação com o estudo, aulas de artesanato, corte e costura, corte de cabelo e ações que abram espaço no mercado de trabalho”, falou a Prefeita.
Sobre a APAC
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Governador Valadares foi fundada em 29 de outubro de 2005 e, oficialmente, passou a funcionar em junho de 2008.
A Unidade Feminina abriga condenadas, denominadas reeducandas, gerenciando e administrando o cumprimento da pena privativa de liberdade, mediante convênio firmado com o Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Defesa Social.
Não há a presença de policiais ou agentes penitenciários na Unidade da APAC de Governador Valadares.
A estrutura é mantida com recursos do convênio com o Estado e nas unidades administradas pelas APACs predomina o trabalho voluntário (médicos, dentistas, advogados, psicólogos, assistentes sociais, psiquiatra, educadores, religiosos e artesãos).
Fundamentalmente, é um método de valorização humana que tem como meta basicamente preparar e assistir o condenado, visando ao seu retorno ao convívio social.
Fonte: https://www.facebook.com/pg/apacgv/about/?ref=page_internal
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social