Prefeitura e Univale cuidam, gratuitamente, da voz dos trabalhadores
Publicado em 19/06/2024 18:15 - Atualizado em 20/06/2024 14:04
Você conhece o Projeto de extensão “Sua voz, sua vida”? Trata-se de um atendimento fonoaudiológico oferecido para todos os trabalhadores, com ou sem vínculo empregatício, autônomos, rurais ou quaisquer outros, pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale), em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Valadares.
A iniciativa visa promover a saúde do trabalhador, bem como prevenir agravos e melhorar a comunicação oral e auditiva desse público, e consequentemente, resgatar as possibilidades de convívio social e a qualidade de vida; além de oportunizar aos estudantes do curso de Fonoaudiologia da instituição de ensino vivenciarem, na prática, os ensinamentos passados em sala de aula. E, claro, divulgar os serviços do CEREST. É válido lembrar que essa parceria teve início em setembro de 2023. “A fonoaudiologia desempenha um papel fundamental na saúde do trabalhador, seja na prevenção de distúrbios de voz e audição, na reabilitação de lesões ou deficiências de comunicação ou na promoção da inclusão e conscientização no ambiente de trabalho. Os fonoaudiólogos são essenciais para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores”, pontuou a coordenadora do Cerest-GV, Weissa Gomes.
Àqueles que tiverem interesse em participar do Projeto, precisam passar antes por um profissional da rede pública de saúde; para que sejam devidamente encaminhados para o CEREST. Lá, vai ser feito o acolhimento e a triagem por enfermeiros e/ou assistentes sociais. Em seguida, é feita a avaliação e tratamento especializado no próprio Centro, que fica na rua Oswaldo Cruz, 63 – Esplanada.
A terapia é realizada todas as sextas-feiras, das 7 às 11h30 e cada sessão dura, aproximadamente, 40 minutos. E tudo isso é feito gratuitamente.
Somente este ano, foram feitas 16 avaliações e 36 atendimentos no total. Em 2023, foram 21 atendimentos. O quantitativo se refere aos atendimentos contínuo e semanais; até a alta fonoaudiológica.
Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp (33) 3271-1162, do telefone (33) 3275-4908 ou por e-mail: cerest-gv@hotmail.com
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social