Pacientes com comprometimento sistêmico e internados no HM recebem atendimento odontológico
O espaço foi totalmente reformado conta com consultórios, monitores, cadeiras de dentistas, sistema de informática, além de profissionais especializados
Publicado em 27/03/2025 17:48 - Atualizado em 27/03/2025 17:53
Você sabia que dentro do Hospital Municipal de Valadares tem um Ambulatório Odontológico Hospitalar? O espaço foi totalmente reformado e, desde fevereiro deste ano, conta com três consultórios, novos monitores, cadeiras de dentistas, sistema de informática, além de duas profissionais e de um buco-maxilo.
E tudo isso para garantir uma assistência odontológica hospitalar qualificada e humanizada para todos os pacientes hospitalizados e/ou internados que necessitem de algum tipo de intervenção, para pacientes com comprometimento sistêmico que demandem acompanhamento especializado e para àqueles que precisam de suporte em saúde bucal durante o tratamento de outras doenças sistêmicas.
Este é o caso de Adilson Simão dos Reis, de 60 anos, que é hipertenso e diabético. Ele procurou a unidade de saúde de sua área de referência e, por ter comorbidades, foi encaminhado para o ambulatório odontológico hospitalar. Enquanto recebia atendimento bucal, Adilson tinha a pressão arterial e os batimentos cardíacos monitorados. “Minha nota para o atendimento de toda a equipe aqui é 10! Não tenho do que reclamar, estão todos de parabéns”, afirmou.
Para receber atendimento no ambulatório, o paciente precisa passar antes pela unidade de saúde, onde será feita uma triagem e, caso necessário, o encaminhamento para o tratamento neste local. A expectativa é de que sejam realizados, pelo menos, 400 procedimentos por mês.
O Ambulatório odontológico do HM conta ainda com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais responsáveis por auxiliarem na recuperação dos pacientes e elevarem, ainda mais, a qualidade do serviço prestado. “O Hospital Municipal é o único da região que oferece este tipo de atendimento. Além de facilitar o acesso integral dos pacientes aos serviços de saúde, ainda evita que o Pronto Socorro fique mais sobrecarregado. Porque, em casos como o de Adilson e de tantos outros pacientes, não é só uma questão de oferecer o atendimento odontológico. Caso haja alguma intercorrência, esses pacientes vão precisar também de suporte hospitalar”, explicou o dentista e Coordenador do Ambulatório Odontológico, Dênis Reis.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social