Gerência de Igualdade Racial é contemplada com um Fiat Pulse
O carro faz parte de um kit doado por meio do Programa de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos.
Publicado em 17/07/2023 15:15
Recentemente, Governador Valadares ficou em primeiro lugar no ranking do Estado de Minas Gerais (e 10º no país) das cidades que mais realizam ações voltadas às políticas de promoção da igualdade racial. Na manhã de hoje (17), o município colheu mais um fruto do trabalho desempenhado pela atual gestão. A Prefeitura, por meio da Gerência de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), recebeu do Ministério da Igualdade Racial do governo federal um Fiat Pulse zero quilômetro, que vai ajudar no deslocamento das atividades da comunidade afrodescendente local. O carro faz parte de um kit que contempla ainda: geladeira, televisão, dois computadores, uma impressora e equipamentos de transmissão para live, como web cam e microfone. Na oportunidade, também foi exposto a Fiat Doblò adquirida por emenda parlamentar do então deputado federal Caio Narcio em 2018 e que hoje atende às demandas relacionadas à Igualdade Racial.
O Fiat Pulse foi entregue pelo ex-secretário nacional da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e atual subsecretario de Igualdade Racial do Distrito Federal, Juvenal Araújo Júnior. O kit foi doado por meio do Programa de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos. A cerimônia de entrega contou com a participação do vereador Dan Dan Cesário, da primeira-dama Andréa Merlo, do secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo, do secretário de Comunicação e Mobilização Social, Hudson Ferreira Alves, do secretário de Governo, Daniel Portes Ferreira, do gerente de Igualdade Racial, Antônio Augusto Alves (Toninho da Oncade), e o professor da Comunidade Viva em Ação, Celso Gomes da Silva.
O kit foi criado por Juvenal Araújo quando ele era secretário nacional de Políticas da Promoção da Igualdade Racial em 2017. Juvenal, que atualmente é assessor especial da Secretaria de Justiça do governo do Distrito Federal, esteve presente na cerimônia de entrega do kit e destacou a importância das políticas públicas para transformar a igualdade racial em realidade. “É importante falar da igualdade racial e do enfrentamento do racismo por meio de políticas públicas. Nós não vamos eliminar o racismo com tapinha nas costas nem discursos e sim promovendo políticas públicas de igualdade racial na saúde e educação. Política de igualdade racial é uma política transversal”, enfatizou.
Para o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo, o kit é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. “O kit que estamos recebendo é fruto do trabalho de cada um de vocês porque, assim como na vida, para a Prefeitura as coisas também não caem do céu. A gente tem que fazer para que as coisas possam acontecer e aqui não é diferente. Quanto mais o Celso, o Toninho e vocês tem crescido e feito bonito aqui, mais coisas vocês têm atraído para esta região. É uma comunidade muito especial para o prefeito, para a primeira-dama e para mim também e tenho certeza que vai crescer cada vez mais”, afirmou.
O prefeito André Merlo lembrou que sempre apoiou a causa. “Como prefeito dei liberdade para desenvolver tudo isso. Desde o primeiro momento a gente abraçou a causa. Nunca tive dúvida em minha vida de que todos somos iguais. Então, mudamos as leis, promovemos leis, a Câmara votou e o Juvenal nos ajudou no arcabouço jurídico para dar sustentabilidade ao que está acontecendo aqui e assim criamos um ambiente para desenvolver a igualdade social e hoje estamos colhendo o fruto. Não é tudo, mas é um passo; e, passo a passo, vamos conseguir”. O prefeito ainda aproveitou a oportunidade para tranquilizar a comunidade sobre a retomada da obra do posto de saúde. “A obra será retomada esses dias e será inaugurada ainda este ano”, garantiu.
Para Aparecida Riquieri, uma das alunas do Comunidade Viva em Ação, a entrega do kit foi maravilhosa. “Vai nos ajudar ao facilitar o trabalho dos nossos professores”, declarou. Seu colega de grupo, José João Ferreira, também ficou feliz com a conquista. “É ótimo! Nosso bairro é muito carente. Agora, se tiver uma pessoa doente, o carro vai poder levar para o hospital. Nós também precisamos de um ônibus para ajudar nosso grupo a passear. Hoje, se formos passear na Ibituruna, por exemplo, precisamos pedir vários carros emprestados”, relatou.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social