Fundação Renova construirá novo Museu da Cidade e CIT
Além do novo museu, no espaço também funcionará o Centro de Informação Técnica da Fundação Renova.
Publicado em 15/12/2022 18:33 - Atualizado em 16/12/2022 15:40
Por ordem de acordo judicial, a Fundação Renova deve construir três Centros de Informações Técnicas - sendo um em Mariana, um em Governador Valadares e um em Linhares - contendo informações do Desastre da Samarco e do Processo de Reparação e Compensação que a Fundação realiza na região. Para a construção desse espaço, a Fundação Renova procurou a Prefeitura de Governador Valadares para um convênio de maneira que o Município disponibilizasse uma área e, em contrapartida, um outro equipamento público de uso da comunidade pudesse ser construído. Sendo assim, a Prefeitura de Valadares definiu pela construção do novo Museu da Cidade, com o objetivo de se tornar um espaço para consulta ao acervo e documentos históricos.
O novo Museu da Cidade contará com modernas instalações que receberão, em um ambiente tecnológico, inovador e confortável aos visitantes. O equipamento terá salas espaçosas, com acessibilidade e foi pensado a partir dos preceitos mais atuais da museologia, além de possibilitar uma reserva técnica para garantir maior integridade aos acervos.
Etapas e Benefícios do Projeto
O CIT vem sendo discutido com a comunidade pela Fundação Renova desde 2017, com oficinas e ações que envolvem toda a cidade, incluindo universidades, escolas e entidades representativas. Para a escolha do local, o projeto foi discutido com vereadores do bairro, lideranças locais, bem como o Conselho de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, que representa a população nas discussões sobre ações de preservação da história e da cultura local.
A Praça Getúlio Vargas foi escolhida para sediar o novo Museu da Cidade e Cit por ter uma excelente localização, próxima ao centro de cidade, em um bairro acolhedor e com ruas planas e arborizadas. O prefeito André Merlo explicou a importância do novo equipamento cultural para a cidade e destacou que além de preservada a área será valorizada através no novo empreendimento.
“A construção do Museu da Cidade e Cit ocupará uma área de cerca de 300 m², sem destruir ou modificar o restante da estrutura da praça, ou seja, serão preservadas as áreas verdes, de caminhada, as quadras, academia popular, escola, ponto de ônibus e espaço para as crianças correrem e para instalação de Food Truck. O objetivo do município é que o novo equipamento fortaleça ainda mais a identidade da Praça, movimentando o local e gerando renda”, afirmou.
O Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo, destacou as melhorias que serão implantadas no novo espaço. “A gente sabe da importância de preservar a memória histórica e cultural da nossa cidade e hoje em um imóvel alugado o museu acaba não tendo o espaço necessário e adequado para que ele possa ser bem visitado, com acessibilidade, e para fazer o armazenamento correto de todo o nosso acervo. Além disso, o local escolhido é muito significativo, estamos caminhando para a comemoração dos 140 anos de criação do Distrito de Figueira do Rio Doce e o museu vai ser instalado justamente onde funcionava o primeiro aeroporto da cidade, local que chegava o desenvolvimento e as primeiras pessoas que vieram morar em Figueira e posteriormente Governador Valadares. ”
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social