Creden-PES oferece teste rápido molecular para tuberculose
O teste vai facilitar e otimizar diagnóstico e tratamento da doença
Publicado em 12/12/2018 11:52
O teste vai facilitar e otimizar diagnóstico e tratamento da doença
O Centro de Referência em Doenças Endêmicas e Programas Especiais Dr. Alexandre Castelo Branco (CREDEN-PES) conta agora com aparelho para realizar o teste rápido e detectar a tuberculose, uma doença infectocontagiosa e de transmissão direta. O teste molecular para tuberculose e resistência a rifampicina (TRM-TB/RIF) é indicado prioritariamente para o diagnóstico de tuberculose pulmonar e laríngea, seja em adultos ou crianças.
E o que muda no processo? A implantação deste teste vai facilitar o diagnóstico precoce da tuberculose mesmo em pacientes que não apresentem os sintomas e otimizar o início do tratamento de forma mais segura. Antes as amostras eram enviadas para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Belo Horizonte.
Inicialmente os testes vão ser realizados no CREDEN-PES e gradativamente disponibilizado para outras unidades conforme os fluxos e protocolos que deverão ser observados. Com o uso do TRM-TB espera se alcançar redução da transmissibilidade, da morbidade e mortalidade por conta da tuberculose.
O Centro está integrado ao Departamento de Atenção à Saúde (DAS) e ao Departamento de Vigilância em Saúde/Gerência de Epidemiologia (GEPI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferecendo atendimento de segunda a sexta-feira, em horário integral, das 7 às 17h.
O CREDEN-PES fica na Rua Osvaldo Cruz, 21, Centro.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social