CRAS do Jardim do Trevo e São Paulo participam da Colônia de Férias
As atividades estão sendo desenvolvidas na Praça de Esportes
Publicado em 15/01/2019 16:24 - Atualizado em 22/01/2019 18:30
As atividades estão sendo desenvolvidas na Praça de Esportes
Durante o período de recesso das aulas uma ótima opção para distrair as crianças são as colônias de férias. Com intuito de proporcionar essa prática a crianças e adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) /Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) a Praça de Esportes iniciaram hoje (15) a Colônia de Férias do município. Como são muitas unidades do CRAS, cada uma terá dois dias de atividades. Serão atendidas cerca de 900 crianças no total, na faixa etária de 6 a 17 anos. Abriram os trabalhos da Colônia o CRAS do Jardim do Trevo e do São Paulo. A colônia vai acontecer até o dia 25 deste mês.
A Colônia de Férias é uma iniciativa da secretaria municipal de Assistência Social em parceria com a de Esportes, Cultura e Lazer e conta atividades como slackline, teatro, tênis, vôlei, futsal, brincadeiras, oficinas e piscina. Elas são desenvolvidas pelos professores da Praça de Esportes com apoio dos educadores sociais do SCFV.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Teixeira, o projeto da Colônia de Férias é importante pelo cunho social e por oportunizar o acesso das crianças ao esporte e à Praça de Esportes. “É importante essa parceria da Secretaria de Esportes com a Assistência Social para dar oportunidade para essas crianças e adolescentes, que muitas vezes estão em casa sem opção de lazer, de passar uma tarde especial e conhecer toda a estrutura que a Praça de Esportes tem, além de praticar várias modalidades esportivas com a orientação dos monitores.”
Essa é a segunda edição da Colônia de Férias do CRAS. De acordo com a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Ana Flávia Rosário Spencer, as crianças estavam ansiosas para participar do projeto. “Atendemos crianças de alta vulnerabilidade social que geralmente gozam de pouca ou nenhuma oportunidade de lazer e esporte. Aqui elas têm essa oportunidade de brincar, praticar esportes e interagir com outras crianças atendidas pelo SCFV. As que participaram da primeira edição gostaram tanto que sempre perguntavam quando faríamos novamente.”
Usuária do CRAS do Jardim do Trevo, Ana Caroline Evangelista Silva, de 11 anos, está participando da colônia de férias pela segunda vez. “O que mais gosto são as atividades na piscina. Ano passado a gente só tinha na parte da tarde este ano eles colocaram piscina nos dois horários”, comemorou. Já seu colega de CRAS, Samuel Silva Cabral, apesar de gostar de piscina estava ansioso para saber se dentre as atividades haveria futebol. Só sossegou quando conseguiu confirmar com o monitor que a tarde teria a modalidade.
Para o proprietário do Mustache, Rafael Ferreira Duarte, um dos apoiadores do projeto, é uma honra participar da iniciativa. “Para nós do Mustache é sempre uma honra e um prazer apoiar iniciativas que tornam nossa cidade ainda melhor. Apoiar a colônia de férias é uma forma de estar junto e nos divertir através de uma ação bem organizada.” Além do Mustache, o projeto conta com a colaboração das empresas: Piracanjuba, Fadivale, Valadarense, Salgadinhos Click, Venuttos, Vieira Júnior, Vale Mais, Regina, Big Card, Frigoleste, Sicoob Crediriodoce, Uninter, Indiana, Nutrisucos Picolés, Torres Turismo, Tecplan e Pepsi/Guaraná.
Amanhã (16) será a vez das crianças e adolescentes dos CRAS Jardim Pérola, bairro Penha, Distrito de Baguari e Santa Rita participarem.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social