Craedi realiza Semana dos Escritores: Inspirando Futuros Talentos
A semana faz parte do Programa de Desenvolvimento da Capacidade e do Talento - AH/SD e oferece diversas oficinas para expandir o talento dos estudantes com altas habilidades
Publicado em 30/10/2024 15:17 - Atualizado em 30/10/2024 15:25
"Escrever um livro é uma jornada e a melhor parte é que você nunca sabe onde ela o levará” (Daw Brown). Os estudantes da oficina de Escrita Criativa do Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Dr. Dilermando Dias Miranda (Craedi) estão experimentando essa jornada, escrevendo suas histórias, expressando seus sonhos e criatividade. Para ajudar nessa caminhada, o Craedi realiza até sexta-feira (1º), a Semana dos Escritores: Inspirando Futuros Talentos. O projeto, que faz parte do Programa de Desenvolvimento da Capacidade e do Talento (AH/SD), tem o objetivo de convidar escritores locais para compartilhar suas experiências e conhecimentos com os estudantes de altas habilidades.
O primeiro dia (28) contou com a presença da escritora valadarense Alcione Oliveira. Na terça (29), os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a psicóloga e escritora Kezia Sicutti. O evento ainda vai receber Lana Alpino, nesta quarta, Alexandra Inocêncio Costa (31), Zana Ferreira (1º de novembro), sempre às 15h na Inovateca do Craedi.
O projeto traz ao estudante inspiração e motivação, ajuda a desenvolver suas habilidades, valoriza a literatura local e gera os primeiros contatos de networking, permitindo que os jovens talentos possam buscar orientação e feedback.
Segundo a professora Elena Martins dos Santos, da oficina de escrita criativa, a Semana dos Escritores não apenas enriquece a formação dos estudantes, mas também cultiva um ambiente onde a criatividade e a expressão pessoal são incentivadas. “Durante estes dias os estudantes têm a oportunidade de ouvir histórias de superação, desafios e sucessos, aprendendo que a jornada de um escritor é única e repleta de aprendizados. Além disso, a troca de experiências com autores estabelecidos pode abrir portas e oferecer novas perspectivas sobre o ofício da escrita, ajudando os futuros escritores a desenvolver sua voz e estilo próprios”.
O livro “Otávio, o polvo engraçado”, da escritora Kezia Sicutti, tem uma abordagem lúdica e conta a história de uma família de polvos, fala das relações familiares, com várias composições e como é esse conviver com diversas personalidades, dentro de um mesmo núcleo. “O Otávio é o oitavo filho de uma numerosa família, são dez integrantes, o pai e a mãe e oito filhinhos, sendo adotivo, o cavalo-marinho e tem os gêmeos também. E aí ele descobre que é possível acreditar quando se decide amar. O amor em família transforma tudo, amor é capaz de transformar a birra, a pirraça e os desafios naturais de desenvolvimento humano para aquela criança”, contou
Na oficina, Kezia falou do desenvolvimento da ideia, do processo criativo e de como outros profissionais são envolvidos na produção do livro, como o editor, o diagramador, o ilustrador, entre outros.
Atenta a tudo que a escritora contava, Ana Belly dos Santos Aleixo, de 12 anos, aluna da E.M. Rosalva Simões Ramalho, estava encantada em conhecer uma escritora e saber mais sobre a produção de um livro. “É muito bacana conhecer um escritor de perto, entender um pouco da carreira de escritor. Eu tenho um sonho de ser escritora, de escrever um livro, então eu acho muito interessante de ver esses escritores aqui. É uma grande oportunidade”, afirmou.
Davi Samuel Rodrigues Pereira de 13 anos, também aluno da E.M. Rosalva Simões Ramalho, disse que ele tem grande aptidão para o desenho e que gosta de criar personagens. “As oficinas abrem muitas perspectivas. Estou achando muito legal, principalmente quando se fala da ilustração que é a parte que me atrai mais. Desde de criança eu desenhava, a minha mãe me incentivava a recriar quadros de uma artista famosa. Eu acho que desenhar é meu forte, crio personagens e a partir deles eu crio as histórias”.
A Oficina de Escrita Criativa
A oficina de escrita criativa oferece aos estudantes de altas habilidades do Craedi a possibilidade de expandir suas ideias e seu potencial literário, seja em criar mundos imaginários e personagens fascinantes, na construção de diálogos, na descrição de elementos e sentimentos, além de aumentar o seu vocabulário. Assim, eles têm a liberdade de expressar sua arte através de vários gêneros textuais, como gibis, narrativas, teatros, poesias e outros.
As oficinas das Altas Habilidades
A pessoa com altas habilidades apresenta um desempenho excepcional em uma ou mais áreas do potencial humano, como inteligência espacial, corporal, musical, linguística, lógica, interpessoal e intrapessoal. Além de atendimento especializado para crianças com deficiência, o Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Dr. Dilermando Dias Miranda (Craedi) também oferece diversas oficinas para expandir o dom dos alunos com altas habilidades, como artes, cinema, inglês, produção de textos, jogos de matemática, educação financeira, geografia e ciências.
Segundo Frankslane Ferreira, coordenadora do Programa de Desenvolvimento da Capacidade e do Talento, o programa atende os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Governador Valadares, que são identificados com habilidades acima da média. Ela ainda explicou um pouco sobre a proposta das oficinas. “Nessa semana, nós convidamos escritores da nossa região para conversar com os alunos, falar um pouco da sua trajetória, da carreira e como tudo começou. Ela traz sua bagagem de escritora para que eles entendam que qualquer um que goste de escrever, que tem essa capacidade, desde que seja estimulado e que procure também trilhar por esse caminho. Já estamos na nossa sétima edição, onde os alunos inclusive, já escreveram seus livros”, finalizou.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social