Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde acontece com grande público
Ao longo da Conferência, foram ministradas palestras e eleitos oito delegados para a etapa estadual, sendo 30% deste total de suplentes.
Publicado em 20/03/2024 07:21
Profissionais de saúde e também da educação, representantes governamentais, conselheiros municipais de saúde, colaboradores, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e interessados em debater e lutar por uma saúde pública com ainda mais qualidade e eficiência lotaram o Teatro Atiaia na tarde desta terça-feira (19), durante a realização da Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.
E mais do que apenas assistirem as palestras que abordaram sobre os determinantes sociais em saúde, minorias e maiorias, fatores de risco, déficit habitacional, saneamento básico, responsabilidade, equidade social e tantos outros desafios contemporâneos enfrentados pelo sistema de saúde, o momento foi voltado para o compartilhamento de experiências. “Espero aprender muito aqui hoje, neste celeiro de aprendizagem, e levar todo ensinamento, discussões, objetivos e conquistas para os usuários que tenho contato e pessoas do meu convívio”, declarou o Conselheiro Municipal de Saúde, Silvano dos Conselhos.
O evento, que este ano trouxe como tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”, foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital e Beneficência Social Bom Samaritano, Vitaplan, Imest, Univale e o deputado estadual Enes Cândido. Além disso, a Conferência é a preparação para a etapa nacional (que vai acontecer em novembro deste ano, em Brasília).
“Nosso objetivo é democratizar as ações políticas com a participação dos servidores e convidados que estão aqui presentes, a fim de que eles sugiram melhorias nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou a coordenadora da Conferência, Adriana Rabelo.
A ocasião foi marcada também pelo debate acerca de assuntos como a valorização dos trabalhadores da saúde e o fortalecimento da educação em saúde, bem como exercícios laborais e mesa-redonda. “Parabéns aos Conselheiros Municipais de Saúde por todo o empenho! Vocês são fundamentais para o desenvolvimento da saúde de Valadares e região. E precisamos de muitas aprovações e contestações do Conselho para que a nossa saúde se desenvolva da melhor forma possível”, afirmou o prefeito André Merlo.
“Quero reconhecer o trabalho extraordinário que o senhor Prefeito, André Merlo, tem feito em Valadares na área da saúde. E mais: o prefeito André tem dado todo o apoio que necessitamos lá na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Bom Samaritano. E é bom dizer em alto e bom som, que o senhor concedeu aumento de 5% para todos os servidores, mesmo com todas as dificuldades que uma gestão pública possui. Com o André, Valadares avançou muito e precisa continuar avançando”, pontuou Renato Fraga.
Trabalho este também elogiado pelo secretário municipal de saúde, Leandro Amaral. “Tenho plena convicção de que muitos gestores passaram pelo município e encontraram inúmeros problemas. Mas, poucas pessoas tiveram a disposição que o prefeito André teve para lidar com esses problemas. E, ainda hoje, temos enfrentado uma série de percalços, mas temos obtido uma série de conquistas. E mais do que os resultados palpáveis ou práticos e imediatos que podemos ter, a gestão do prefeito André está procurando construir um alicerce para a saúde de Governador Valadares e ele não vai parar enquanto não conquistar excelentes resultados”, assumiu ele.
Programação:
Ao longo da Conferência, foram ministradas palestras sobre “Política Pública de Estado para o trabalho em educação na saúde estratégica para consolidação do SUS”, pelo especialista em Políticas e Gestão da Saúde, Luiz Patrício Neto e sobre “O trabalho como determinante social de saúde: desafios para o serviço e usuário”, com a enfermeira e coordenadora do Cerest, Weissa Gomes da Silva Pinheiro e com o fisioterapeuta do CEREST, Sérgio Monteiro.
No final do evento foi feita a eleição de oito delegados para a etapa estadual, sendo 30% deste total de suplentes.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social