CMEI no Jardim do Trevo será inaugurado na próxima quarta-feira (4)
O Centro Municipal de Educação Infantil foi construído do zero e tem a capacidade para atender até 94 crianças no período integral
Publicado em 02/12/2024 16:04
A Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), realiza na próxima quarta-feira (4), às 14h, a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Silvia Eva da Silva Souza. O CMEI foi construído do zero e tem capacidade para atender até 94 crianças em período integral.
O projeto tem uma área construída de 812,74 m² sobre um terreno de 1.800,00 m², com ambientes voltados para crianças na faixa etária de 7 meses até 3 anos e 11 meses. O local possui pátio coberto, salas com varandas e solários, playground, lactário, cozinha e copa, salas de administração e de professores, estacionamento exclusivo, acesso para carga e descarga, sistema de prevenção de combate a incêndio.
A nova instituição de ensino atende uma demanda de famílias da região, que precisavam de uma educação infantil de qualidade e próxima a suas residências. O CMEI fica na Rua Moacir de Souza, nº 367, Jardim do Trevo.
Quem foi Silvia Eva
Silvia Eva da Silva Souza é natural de Barra do Cuieté, Minas Gerais. Nascida em 1951, ela iniciou sua jornada na educação aos 20 anos, no cargo de professora em Ouro Preto. Ela também atuou em João Monlevade e chegou a Valadares nos anos 80, onde fixou suas raízes.
Entre as escolas que passou estão duas no bairro Jardim do Trevo: Escola Municipal Hamilton Teodoro e Escola Estadual Alexandre Peixoto da Silva. Moradora do bairro, ela abraçou a comunidade. Trabalhou como professora por muitos anos e atuou também como gestora escolar. Silvia fez parte da Associação dos Moradores do Jardim do Trevo e trabalhou em inúmeras ações colaborativas, como na alfabetização de pessoas da terceira idade da comunidade.
Ela se formou em pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e ainda fez diversas pós-graduações. Mesmo após de passar por um acidente vascular cerebral, que prejudicou sua fala, coordenação motora e escrita, Silvia não desistiu dos estudos. Anos depois, formou-se no curso superior de Gestão Ambiental pelo Instituto Florestal de Minas Gerais (IFMG - Campus Valadares).
Após a sua aposentadoria, ela seguiu alfabetizando no seu bairro. Silvia veio a falecer em 18 de agosto de 2022.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social