CMDCA-GV realiza reunião com candidatos a Conselheiros Tutelares
Objetivo do encontro foi repassar regras de campanha e do pleito para os candidatos habilitados.
Publicado em 03/08/2023 18:31 - Atualizado em 04/08/2023 15:07
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Governador Valadares está realizando a organização do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares para um novo mandato. Pela primeira vez, o processo de escolha será unificado em todo o território nacional, e contará com a utilização de urnas eletrônicas em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O cartório eleitoral de Governador Valadares foi responsável pela elaboração da logística das urnas eletrônicas nos locais de votação, garantindo a segurança e a confiabilidade do processo. Com essa parceria, espera-se maior agilidade e transparência na contagem dos votos, contribuindo para uma eleição mais eficiente e democrática.
No dia 2 de agosto, o CMDCA promoveu uma reunião com todos os candidatos habilitados a concorrer ao cargo de conselheiro tutelar. O encontro teve como objetivo esclarecer as normas do processo de escolha, bem como tirar dúvidas dos candidatos, assegurando que todos tenham o pleno conhecimento do que é necessário para participar do pleito.
A presidente da comissão especial do CMDCA responsável pelo processo de escolha e Secretária Municipal de Assistência Social, Adjani Botelho, ressaltou a importância de tornar esse processo o mais transparente possível, incentivando uma maior adesão das pessoas na votação. “É fundamental que os cidadãos participem ativamente desse processo democrático, a fim de escolherem os melhores candidatos para o desempenho de um trabalho tão importante como é o de cuidar das crianças e adolescentes do município”.
O cargo de conselheiro tutelar é de extrema relevância para a comunidade, uma vez que esses profissionais são responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, atuando na prevenção e na proteção de situações de vulnerabilidade e risco. Portanto, é fundamental que todo o processo de escolha seja conduzido com responsabilidade e transparência, garantindo que os eleitos sejam capacitados e comprometidos com a promoção do bem-estar infantojuvenil.
A população de Governador Valadares é convidada a participar ativamente desse processo, comparecendo às urnas eletrônicas no dia 1º de outubro para exercer seu direito democrático de escolher os futuros conselheiros tutelares.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social