Centro Cultural Nelson Mandela completa sete anos
O local que no passado foi um presídio, hoje transborda cultura e conhecimento.
Publicado em 05/02/2021 08:50 - Atualizado em 05/02/2021 15:15
O local que no passado foi uma cadeia pública, hoje transborda cultura e conhecimento
O Centro Cultural Nelson Mandela celebra nesta sexta-feira (5) sete anos de atividades. O local, que no passado abrigou a cadeia pública, se transformou num espaço de cultura e conhecimento. Inaugurado em 5 de fevereiro de 2014, o centro abriga um telecentro comunitário, a Academia Valadarense de Letras e a Biblioteca Municipal Professor Paulo Zappi. O espaço também é usado para exposições de artes e apresentações artísticas, como a vesperata da Banda Lira 30 de Janeiro e, atualmente, é a sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT). A fachada do prédio é tombada pelo Patrimônio Histórico Cultural da nossa cidade.
Só para se ter uma noção da importância do Centro Cultural Nelson Mandela para a cultura de Valadares, antes da pandemia o espaço recebia em média mais de mil pessoas mensalmente, cerca de 13 mil por ano.
Biblioteca Pública
O acervo da Biblioteca Municipal Professor Paulo Zappi dispõe de cerca de 116 mil livros com títulos para todas as idades. Lá você encontra desde autores clássicos até aqueles que fazem sucesso na atualidade. Para fazer empréstimos na biblioteca, é necessário tornar-se usuário mediante apresentação de uma foto 3x4, comprovante de residência e identidade. Jovens até 16 anos precisam da assinatura dos pais ou responsáveis legais no ato da inscrição.
O Centro Cultural Nelson Mandela funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. A Biblioteca fica na Rua Afonso Pena, 3269, no Centro.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social