Alunos recebem certificado por projeto Cidadão Mirim
O projeto é o resultado de diversos trabalhos realizados por alunos da Rede Municipal em seus bairros e que agora fazem parte de um relatório do Plano Diretor.
Publicado em 27/06/2023 19:22
A cidadania começa na escola para que as crianças tenham conhecimento de seus direitos e deveres. No projeto Cidadão Mirim: Exercendo e Praticando a Cidadania, os alunos de 27 escolas da Rede Municipal de Educação exerceram sua cidadania por meio de diferentes atividades que vão contribuir na formulação de um relatório para o Plano Diretor. Para celebrar essa trajetória, a Prefeitura realizou a entrega dos certificados de participação aos alunos como uma forma de agradecer por toda dedicação ao trabalho.
Desenvolvido pelas secretarias municipais de Planejamento e Educação, o projeto começou a ser executado em março e contou com a participação de turmas do 4° ao 9º ano. O objetivo foi colocar o aluno como protagonista de ações que resultem em aprendizado e atividades sociais em prol da cidadania para o desenvolvimento do município.
O secretário de Planejamento, Jackson de Sousa Lemos, já começou a ler cada um dos trabalhos. “O Cidadão Mirim faz parte do projeto “Cidade Amiga da Criança”, da Unicef, a que a Prefeitura aderiu. Para a Unicef, as crianças devem praticar a cidadania e vocês são nosso futuro. Quero agradecer o empenho de vocês pelo projeto fantástico desenvolvido e que vai contribuir para o Plano Diretor.”
Já o secretário de Educação, José Geraldo Lemos Prata, enalteceu o trabalho feito na Rede Municipal. “O grande objetivo do Cidadão Mirim é conhecer os desejos e as necessidades da população para uma Valadares melhor. Recentemente, participamos de uma conferência em Goiás, onde uma representante do MEC se interessou em conhecer o trabalho desenvolvido em nossas escolas. Se hoje somos referência no Brasil é porque estamos fazendo a diferença. Então, pensem na cidade dos sonhos, no futuro de vocês e estudem muito porque Valadares só será grande se tivermos cidadãos envolvidos e comprometidos com ela.”
Por fim, o prefeito André Merlo explicou como o Plano Diretor impacta o desenvolvimento do município. “Nossa luta é por uma cidade desenvolvida para que todos tenham direito a um emprego, a moradia de qualidade, atendimento médico, entre outras coisas. Além disso, precisamos focar na educação. Essa fase da vida é muito rápida; daqui a pouco vocês estão votando e trabalhando. A mudança passa pela educação e esse trabalho vai ajudar no crescimento de Valadares.”
Para Rayca Vitória, do 9º ano da Escola Ivo de Tassis, foi muito importante fazer parte do projeto. “Meu grupo fez pesquisas com os moradores, tiramos fotos e decidimos quais as ações seriam boas para nosso bairro (Turmalina). Eu achei o Cidadão Mirim uma ótima ideia e me fez ver que temos potencial para fazer muito mais pela cidade.”
Segundo Pedro Luiz, do 7º ano da Escola Vicente Petronilho de Oliveira, foi essencial conversar com os moradores do seu distrito. Nós realizamos uma roda de conversa com os moradores dos Córregos do Bernardo. Eu gostei de participar e de mostrar o que nosso distrito precisa, de exercer a cidadania e de ajudar no Plano Diretor. ”
O desenvolvimento do projeto
Por meio dos eixos socioeconômico, uso e ocupação, mobilidade e circulação, infraestrutura e ambiental, os alunos puderam desenvolver seus trabalhos por meio de diferentes estratégias, como roda de conversa, vídeos, filmes, pesquisas, podcast e palestras, além de visita in loco com registros de fotos, vídeos e entrevistas de moradores da região escolar.
O projeto proporcionou aos alunos uma oportunidade de exercer e de praticar a cidadania. A atividade promove um vínculo entre escola, famílias e comunidade na análise das necessidades sociais da região para propor ideias de melhorias a longo prazo. Os trabalhos agora fazem parte de um relatório que será anexado como um produto denominado Diagnóstico Participativo do Plano Diretor.
Plano Diretor
O Plano Diretor é uma lei municipal que define um conjunto de diretrizes e propostas para todo o território do município elaborada pela Prefeitura com a participação da Câmara Municipal e sociedade civil. O objetivo é definir a função social, organizar o desenvolvimento e o planejamento territorial e orientar as prioridades de investimento.
A proposta é agregar valores como democracia, solidariedade e justiça, proporcionando habitação de qualidade, saneamento ambiental, transporte e mobilidade, trânsito seguro, hospitais e postos de saúde, escolas e lazer para toda a população.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social