Sistema de Comando em Operações se reúne nesta sexta-feira para tratar do Coronavírus
Uma das decisões do SCO foi o Decreto de emergência que estabelece medidas de prevenção e enfrentamento do surto da doença em Valadares
Publicado em 13/03/2020 16:15 - Atualizado em 13/03/2020 16:34
Uma das decisões do SCO foi o Decreto de emergência que estabelece medidas de prevenção e enfrentamento do surto da doença em Valadares
Foi realizada na manhã desta sexta-feira (13) a primeira reunião de alinhamento do Sistema de Comando em Operações (SCO) para traçar estratégias de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19). Na ocasião, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentaram como está a situação no Brasil, em Minas e em Valadares. Na ocasião, o Prefeito André Merlo, pediu apoio de todos nesse momento e explicou que ainda não é momento para pânico, mas é o de prevenção.
O Prefeito André Merlo explicou que em Valadares a situação é tranquila, com quatro casos suspeitos que estão em isolamento domiciliar. “Instalamos hoje o SCO e fazemos isso sempre que necessário. É um grupo que define e orienta o que fazer em casos de crise na cidade, como foi o caso da greve dos caminhoneiros e enchente. Com essa pandemia instalada no país por causa do Coronavírus, optamos por nos organizar e buscar formas de prevenção e não deixar esse vírus se espalhar em nossa cidade como tem acontecido em outros países, e até mesmo em outras cidades do Brasil. Vamos soltar um decreto emergencial, que estabelece medidas de prevenção e enfrentamento em face da possibilidade de surto da doença”.
O Secretário Municipal de Saúde Enes Cândido explicou que neste momento é importante evitar o atendimento de pessoas suspeitas nos hospitais. “Para evitar o contato dessas pessoas que estão com os sintomas, estamos enviando equipes aos domicílios dos suspeitos, para fazer o atendimento e coletar o exame nos casos necessários. Precisamos trabalhar com todas as formas de prevenção possíveis. Esta reunião foi de extrema importância, pois conseguimos sair daqui com muitas medidas a serem tomadas nesse primeiro momento”, garante Enes Cândido.
A infectologista Junea Ferrari, explicou que o Covid-19 é um vírus pouco letal e que a complicação é rara. “É por isso que esse vírus se dissemina com tanta rapidez porque em muitos casos não é sintomática ou com pouco sintoma. É importante manter a serenidade e buscar as informações corretas. Cada fase da epidemia, temos que agir de uma forma. Por isso essa reunião de hoje foi importante porque conseguimos esclarecer e já traçar as medidas a serem tomadas nessa primeira fase”, esclarece.
O Comandante da Oitava Região da Polícia Militar, Coronel Fabrício Casotti, esclareceu que a Polícia Militar, está atenta a mais essa crise que a cidade pode enfrentar e que irá apoiar o município no que for preciso. “Vamos trabalhar orientando a comunidade, atuando e patrulhando cada vez mais as ruas, e colocando nossos médicos oficiais disponíveis para atendimentos, caso necessário”.
Confira o Decreto em anexo.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social