Prefeitura realiza concurso de redação e poesia contra a corrupção
Se você é daqueles que gostam de escrever suas opiniões, pensamentos e sentimentos acerca de assuntos que estejam na ordem do dia, a Prefeitura vai realizar, numa iniciativa da Controladoria-Geral do Município, um grande concurso literário de redação e poesia.
Publicado em 03/10/2017 15:08 - Atualizado em 03/10/2017 15:28
Em tempos hipermodernos como os que vivemos, temos a impressão de que as pessoas escrevem menos (ou não escrevem), de que leem menos (ou não leem). Mas, o que dizer das milhares de mensagens – ou “textões”, como são conhecidos – que vemos publicados todos os dias, principalmente sobre política ou questões polêmicas em curso no país, em redes sociais como o Facebook? Não seria isso um indicativo de as pessoas, na verdade, nunca escreveram tanto?
Se você é daqueles que gostam de escrever suas opiniões, pensamentos e sentimentos acerca de assuntos que estejam na ordem do dia, a Prefeitura vai realizar, numa iniciativa da Controladoria-Geral do Município, um grande concurso literário de redação e poesia, com o tema “Todos juntos contra a corrupção: nós podemos construir a cidade que queremos”. E os trabalhos já podem ser redigidos! (ver cronograma no fim da matéria).
De acordo com o Controlador-geral do Município, Luciano Souto Dias, “a Administração Municipal não tem medido esforços para implementar ações que promovam a transparência na gestão pública, a repressão a qualquer tipo de corrupção e que permitam a criação de instrumentos capazes de incentivar a participação e controle social. Como, lamentavelmente, escândalos envolvendo corrupção são constantes na realidade brasileira, decidimos aderir a um importante programa nacional intitulado #TodosJuntosContraCorrupcao, que pretende suscitar reflexões qualificadas e abrangentes sobre o tema, a partir do incentivo à criação de estratégias que contribuam para a conscientização dos cidadãos quanto à necessidade de se enfrentar efetivamente a corrupção. E uma primeira ação nesse sentido é a realização de um concurso literário de redação e poesia; outra será a apresentação do projeto de criação do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, que provavelmente acontecerá na semana do dia 9 de dezembro, quando se celebra o Dia Internacional de Combate à Corrupção”, explica.
Poderão participar estudantes da etapa final do ensino fundamental (sexto a nono anos), ensino médio, universitários e sociedade em geral. A seleção dos trabalhos será realizada em duas etapas: a primeira, internamente nas escolas participantes (e, no caso de universitários e sociedade, no Centro Cultural Nelson Mandela), e, a segunda, por comissão julgadora composta por membros da Academia Valadarense de Letras. Os vencedores receberão medalhas e prêmios.
São apoiadores institucionais desta iniciativa: Ministério Público Federal; Ministério Público do Trabalho; Ministério Público do Estado de Minas Gerais; 43ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil; Academia Valadarense de Letras; Instituto Federal de Minas Gerais; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude; Secretaria Municipal de Comunicação e Mobilização Social; Centro Cultural Nelson Mandela; Biblioteca Municipal Professor Paulo Zappi; Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais; Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Nordeste Mineiro; e Câmara Municipal de Vereadores de Governador Valadares.
Todas as informações relativas ao concurso constam do Edital. Leia-o atentamente antes de preencher a ficha de inscrição (links anexos).
Veja também o cronograma do concurso:
|
Período
|
Programação
|
29/9
|
Publicação do edital contendo o regulamento do concurso
|
29/9 a 13/11
|
Divulgação geral do concurso e realização da primeira etapa nas instituições de ensino participantes. Elaboração dos trabalhos pelos universitários e pela sociedade, em geral.
|
6/11 a 14/11
|
Recebimento dos trabalhos no Centro Cultural Nelson Mandela
|
15/11 a 04/12
|
Avaliação dos trabalhos das categorias 4 e 5 pela comissão do Centro Cultural Nelson Mandela e avaliação final de todos os trabalhos pela Comissão Julgadora formada por membros da Academia Valadarense de Letras
|
5/12
|
Divulgação do resultado final do concurso no sítio eletrônico da Prefeitura Municipal de Governador Valadares
|
Dezembro (data a ser definida)
|
Premiação dos vencedores
|
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social