Prefeitura promove capacitação em promoção da igualdade racial
Abertura foi realizada hoje na sala diamante da Prefeitura quando foi feito o diagnóstico situacional das políticas públicas dessa temática e das demandas que a população negra local possui em relação às políticas nacionais.
Publicado em 26/02/2019 18:05
Fotos: Pedro Mendes
Começou na tarde de hoje (26) o curso de capacitação em Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O curso será ministrado pela consultora da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e doutora em Sociologia, Simone Maria dos Santos e se destina a servidores das secretarias de Cultura, Assistência Social, Desenvolvimento, Educação e Governo.
Abertura foi realizada hoje na sala diamante da Prefeitura quando foi feito o diagnóstico situacional das políticas públicas dessa temática e das demandas que a população negra local possui em relação às políticas nacionais. O objetivo é elaborar um panorama para o governo federal de como os programas estão funcionando no município. O prefeito André Merlo, a vereadora Iracy de Matos e o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Teixeira, participaram da cerimônia de abertura.
De acordo com o presidente do Conselho da Igualdade Racial e gerente da Gestão da Igualdade Racial, Antônio Augusto Alves, somente a união de forças pode ajudar a combater a discriminação. “Nosso objetivo é fazer a sociedade valadarense como um todo, compreender a igualdade racial, entender a responsabilidade do trabalho de reparação e participar mais da luta. Como dizia Nelson Mandela, não adianta só as minorias lutarem para que isso aconteça para que as políticas avancem é preciso que todos se unam nessa luta”, enfatizou.
A vereadora Iracy de Matos destacou a importância da implantação de políticas públicas para a mudança do cenário atual. “Assim como no Brasil, em nossa cidade também o jovem negro é exterminado. Só vejo o fim disso se tivermos projetos, programas e políticas públicas. Inclusive já está nas mãos do prefeito meu projeto de criação de cotas de 20% para negros nos concursos.”, lembrou.
O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Teixeira, espera que a capacitação ajude qualificar os servidores para elaborar projetos adequados que cheguem a Brasília e consigam ser atendidos.
O prefeito André Merlo lamentou que em pleno século XXI precise de uma capacitação contra a desigualdade. “Tenho dificuldade com o tema porque não sou racista. Para mim todos somos iguais, mas não podemos fechar os olhos para o que acontece no Brasil e em Valadares não é diferente. A luta não é só dos negros, mas de todos nós que não temos preconceito.”, afirmou.
Nos próximos dois dias o curso será ministrado no UAITEC que fica na rua Belo Horizonte, 756, no Centro.
Currículo
Simone Maria dos Santos possui graduação, mestrado, doutorado em Sociologia e pós-doutorado no Programa de Demografia da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Tem experiência em pesquisas e projetos de prevenção à criminalidade, principalmente nos temas: violência e criminalidade em áreas de alta vulnerabilidade social e institucional, avaliação de políticas públicas de prevenção à criminalidade e a violência. Atualmente leciona na Universidade do Estado de Minas Gerais, onde coordena o Núcleo de Estudos Interdisciplinares das Relações Étnico-Raciais.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social