Estudantes cuidam da saúde cardiovascular da população em situação de rua
Atividade foi realizada esta semana e continua nos próximos dias no Centro Pop, Abrigo Noturno, Consultório na rua e Fraternidade o Caminho
Publicado em 09/08/2019 14:57
Atividade foi realizada esta semana e continua nos próximos dias no Centro Pop, Abrigo Noturno, Consultório na rua e Fraternidade o Caminho
Acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Juiz de Fora (UFJF/GV) – Campus Valadares e da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), filiados à Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina no Brasil (IFMSA Brazil) se uniram para fazerem o bem para quem mais precisa. É o projeto Hearts for the Homeless, que em bom português significa “Corações para os sem-teto”, que está sendo realizado em Valadares.
Funciona da seguinte forma: semanalmente, os estudantes vão para o Centro Pop, Abrigo Noturno, Consultório na rua e Fraternidade o Caminho para cuidarem da saúde cardiovascular das pessoas em situação de rua. Nesses espaços, são dadas orientações, realizadas ações preventivas e educativas, bem como o acompanhamento gratuito da pressão arterial desse público. Além disso, cabe aos alunos alertar essas pessoas sobre os fatores de risco cardiovascular e dar dicas quanto à importância de se cultivar hábitos de vida mais saudáveis. Um outro ponto fundamental do projeto é criar uma relação de confiança com as pessoas em situação de rua, tornando-os mais receptivos em relação aos cuidados com a saúde.
Essas ações tiveram início nesta semana e continuam sendo realizadas em dias alternados. Na próxima segunda-feira (12), por exemplo, é a vez de continuarem o acompanhamento daqueles que passam a noite no Abrigo Noturno. Isso porque, na última terça-feira (6), eles já tiveram a pressão arterial aferida e receberam orientações. As atividades serão realizadas das 18 às 20 horas, no espaço onde funciona o Abrigo (Rua Joaquim Ribeiro do Nascimento, 95, São Cristóvão).
IFMSA Brazil e Heart For The Homeless
A IFMSA Brazil (Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil) é a representação nacional de uma ONG formada por estudantes de medicina que trabalham voluntariamente para impactar de maneira positiva a sociedade na qual estão inseridos. Neste sentido, em parceria com a Heart For The Homeless – organização não governamental americana, cuja missão é contribuir para a saúde e bem-estar da população em situação de rua.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social