Aumento de pessoas em situação de rua preocupa autoridades
Para buscar estratégias para o problema, reunião extraordinária foi realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) nesta terça-feira (4)
Publicado em 06/12/2018 10:25 - Atualizado em 06/12/2018 13:55
Para buscar estratégias para o problema, reunião extraordinária foi realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) nesta terça-feira (4)
Tanto em cidades grandes, conhecidas por ter grande população de moradores de rua, como em cidades pequenas, a situação de vida nas ruas da cidade é alarmante. Não um problema exclusivamente brasileiro, ele está presente no mundo todo. Em uma reunião na manhã desta terça-feira (4), promovida pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na pauta estava esta situação que tem crescido em Governador Valadares e preocupado autoridades da cidade.
Como presidente do GGIM, o prefeito André Merlo abriu os trabalhos lembrando que a atual situação em que o país vive é a consequência de uma reação que relaciona os altos índices de desemprego, rebaixamento salarial, uso de drogas e violência. “Não dá mais para cada um fazer o seu trabalho, individualmente. Precisamos realizar uma força-tarefa e juntos encontrarmos uma solução pois o aumento no número de pessoas em situação de rua é alarmante e pede maior atenção de todos nós, para que eles tenham a possibilidade de ter uma vida decente e com recursos mínimos para se obter ao menos qualidade de vida”.
A socióloga da Secretaria municipal de Assistência Social (SMAS), Merly Gonçalves Correa, iniciou as apresentações, relatando os trabalhos realizados pela Prefeitura para acolher essas pessoas e oferecer a assistência necessária com os serviços, sejam na área da saúde, assistência e outros setores.
Logo em seguida o Comandante do Sexto Batalhão de Polícia Militar, Coronel Fausto, apresentou os índices e fatores que levam o indivíduo a se encontrar nesta situação, como por exemplo: Violência, drogas, desemprego. Mostrou ainda os locais detectados pela PM, onde possuem mais pessoas que precisam de apoio.
Também estavam presentes a juíza Solange Reimberg e a promotora Mariana Diniz. Representantes das Polícia Civil e Militar, Sindicomércio, CONSEP, COMTUR, entre outros.
O Diretor de Defesa Social, Sebastião Siqueira explica que ao final da reunião, ficou criado um Grupo de Trabalho (GT), que será responsável por traçar ações práticas e rápidas. “Fazem parte do GT, as secretarias de Saúde, Assistência Social e Obras e Serviços Urbanos, as Polícias Militar e Civil, Conselho Tutelar, Ministério Público e Judiciário. O próximo passo será a indicação das pessoas que farão parte do grupo representando cada órgão. Esperamos que ainda essa semana já tenhamos os nomes para marcarmos nossa próximas reuniões e iniciarmos nossas ações que serão em caráter emergencial. A secretaria de assistência social será a responsável por acionar o GT sempre que necessário, uma vez que ela é a responsável por trabalhar as políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de rua”, explica.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social