Prefeitos pedem urgência na implantação do SAMU Regional
Prefeitos e representantes de 46 cidades participaram do 1º Fórum de Prefeitos realizado nesta segunda-feira (26) em Ipatinga para discutir a urgente implantação do Samu Regional.
Publicado em 26/06/2017 18:34
Foto: Leonardo Morais
Prefeitos e representantes de 46 cidades participaram do 1º Fórum de Prefeitos realizado nesta segunda-feira (26) em Ipatinga para discutir a urgente implantação do Samu Regional. O encontro foi motivado pela sinalização do governo do Estado da otimização de recursos humanos e financeiros para o efetivo funcionamento e manutenção dos consórcios e do serviço prestado. Diante desse problema, os perfeitos discutem a possibilidade de unificar o Consurge e o Cisvales e decidiram, em assembleia, formar uma comissão que vai ao governador pleitear a urgente implantação.
Para o presidente do Consurge e prefeito de Governador Valadares, André Merlo, é preciso abrir mão de vaidades e focar na prioridade, que é implantar o SAMU Regional, tendo ele a sua sede em Valadares ou Ipatinga. Para isso, abriria até mão da presidência do Consurge, que reúne 51 municípios. “Hoje o poder de decisão está nas mãos do Estado. A população está cansada e os prefeitos não querem pagar por um trabalho que não é prestado e, por isso, vamos lutar pela implantação imediata, seja unificado ou não”.
O presidente do Cisvales (que contempla 35 cidades) e prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, concorda. “Se for preciso, vamos abrir mão também. Tudo isso em nome do bem comum, da população, que é a que mais sofre com essa demora”, disse. Novas reuniões serão realizadas pelos integrantes da comissão para dar prosseguimento aos trabalhos. No total, 46 cidades enviaram representantes para participar do 1º Fórum de Prefeitos, que também contou com a presença dos deputados estaduais José Bonifácio Mourão, Celise Laviola, Rosângela Reis e Celinho do Sintrocell.
A comissão é formada por prefeitos das sedes das sete microrregiões de saúde, sendo quatro da região de Governador Valadares e três da região de Coronel Fabriciano, além dos secretários executivos de cada consórcio e dos deputados presentes no Fórum, ficando em aberto a participação de outros deputados, como o Deputado João Magalhães já convidado para fazer parte da comissão. “Viemos aqui buscar a união. Estamos a apenas cem quilômetros de distância. Vamos lutar pela implantação dos dois consórcios, mas se o governo de Minas quiser a unificação, devemos aceitar”, disse Mourão.
O prefeito de Periquito, Geraldo Godoy, acredita que a implantação do Samu Regional seja feita em breve. “Ele foi dividido em Consurge e Cisvales por causa da articulação que os prefeitos anteriores, de Ipatinga e Governador Valadares fizeram. Agora, vamos consertar isso e juntá-los novamente, senão ele não sai”. Os dois consórcios reúnem 86 cidades da região do Leste de Minas, congregando municípios da Ardoce, Assoleste, Ambas e Amvas.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social