Aluna da Escola Olegário Maciel é a ganhadora do Projeto Bom Passeio
A melhor redação foi de Emanuelly Batista Rettich
Publicado em 02/12/2024 15:24 - Atualizado em 02/12/2024 15:44
Foram revelados os grandes ganhadores do concurso de redação do Projeto Bom Passeio 2024. A premiação, que contou com a presença de alunos, professores e autoridades, aconteceu na manhã de hoje (2), no auditório da Prefeitura. Ao longo deste ano, 16 escolas municipais participaram do projeto, levando 1.520 alunos para fazer um tour pelas “Sete Maravilhas” da cidade. Após o passeio, os alunos disputaram um concurso de redação em que contaram sobre a experiência de conhecer os pontos turísticos da cidade.
Na ocasião, foram premiadas com medalhas e certificados as melhores redações de cada uma das 16 escolas. Emanuelly Batista Rettich, da Escola Municipal Olegário Maciel, conquistou o primeiro lugar; Victor Leonardo dos Santos, da Escola Municipal Professora Laura Fabri, ficou com o segundo; e, Luiz Guilherme dos Anjos Silva, da Escola Municipal Ivo de Tassis, garantiu o terceiro lugar. Os três primeiros lugares do concurso foram premiados com celular, curso de informática, troféu, medalha e certificado. Além disso, o primeiro lugar ainda ganhou um curso de inglês. Durante a premiação, também foram homenageadas as pessoas que estiveram na linha de frente do projeto.
A grande ganhadora do dia, Emanuelly, gostou tanto de conhecer os pontos turísticos da cidade que quer repetir a experiência. “Eu achei uma experiência muito boa conhecer as Sete Maravilhas! O que mais gostei foi de ir ao Museu da Cidade e conhecer as coisas antigas, como as ferramentas e moedas. Espero voltar lá mais vezes”, disse.
Para o diretor da Mobi, Felipe Carvalho, o sentimento é de dever cumprido. “Se já é emocionante para a gente que promove, imagina para as crianças! O que elas aprenderam durante o passeio vai ser levado ao longo da vida. Tanto na questão da educação, quanto na do amor e reconhecimento da importância da cidade em que elas moram”, declarou.
O prefeito André Merlo destacou a importância de o projeto envolver a educação. “Nós só vamos ter uma sociedade melhor quando ela for bem-educada. Hoje, com as crianças tão ligadas em celulares e aplicativos, esse projeto é muito importante porque planta a sementinha nelas de conhecer e valorizar mais a cidade, mas também de exercitar a escrita”, enfatizou.
O projeto
O Projeto Bom Passeio é uma parceria da Prefeitura – por meio das secretarias municipais de Educação, de Obras e Serviços Urbanos por meio do Departamento de Fiscalização de Trânsito, e de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, com a Mobi.
O tour pedagógico contempla o Pico da Ibituruna, Rio Doce, Ilha dos Araújos, Praça Serra Lima, Açucareira, Catedral de Santo Antônio e 1ª Igreja Presbiteriana. As Sete Maravilhas do Município foram eleitas por meio de uma votação no site da Prefeitura promovida pelo curso de Turismo da Univale em meados de 2000. O passeio começa no deck Viva Valadares, passa pelo Museu da Cidade e termina no auditório da Mobi.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social