Hospital Municipal está na Fase II do Programa Lean nos Hospitais
Desta vez, o foco é o centro cirúrgico e unidades de internação
Publicado em 29/11/2024 13:49 - Atualizado em 29/11/2024 13:55
O Hospital Municipal de Valadares (HMGV) foi selecionado para participar da 2ª fase do projeto "Transformação Lean nos hospitais" - uma iniciativa do Ministério da Saúde desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS), executada em parceria com o Hospital Sírio-Libanês (HSL), que visa a aumentar a eficiência do centro cirúrgico e das unidades de internação, reduzir o tempo médio de permanência e assegurar altas hospitalares oportunas.
A Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou sua parceria com o Sírio-Libanês em 2021/2022, e logo o Hospital Municipal foi selecionado para dar início a Fase I do Lean, que teve como foco a redução da superlotação no Pronto Socorro.
Neste novo momento, as ações estarão concentradas no Centro cirúrgico e nas unidades de internação. E para marcar o início deste novo ciclo, bem como tratar das próximas etapas, do cronograma de atividades, e dar mais detalhes sobre o Lean, foi realizado um encontro na última quarta-feira (27), no auditório da Univale.
O evento reuniu diretores do HM, chefes dos setores e das unidades em questão para mostrar que o Projeto está estruturado em três etapas, sendo a primeira delas de diagnóstico – quando a equipe do Hospital Sírio Libanês visita a unidade hospitalar e coleta dados.
A segunda será o curso de Gestão Avançada em Serviços de Urgência (GASU), um módulo específico oferecido pelo Sírio Libanês com o intuito de potencializar os serviços de emergência.
E a última se dará através da capacitação dos profissionais, levando-se em consideração o diagnóstico realizado na primeira etapa. Funciona da seguinte forma: a equipe escolhe prioridades e mudanças no atendimento e, então, é feito o treinamento.
Serão 10 visitas com intervalo de 20 dias entre cada uma, no total.
A princípio, o HMGV vai passar pela metodologia do 5S (Senso de utilização, Senso de organização, Senso de limpeza, Senso de Saúde e Senso de autodisciplina) a fim de que sejam adotados princípios que melhorem os fluxos operacionais, acelerem os processos e o andamento do trabalho. “Tenho certeza de que o Lean vai, mais uma vez, facilitar muito a organização dos nossos serviços e dar frutos na prática, melhorando a assistência para os nossos usuários”, explicou o diretor Executivo do Hospital Municipal, Wesley Freitas.
Modelo Lean
Lean, que em português significa "enxuto" é um termo que se originou no Japão, com o Sistema Toyota de Produção e foi adaptado para a área da Saúde.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social