Outubro Rosa é comemorado no Hospital Municipal
A ação é uma iniciativa do Núcleo de Educação Permanente do HM, em parceria com o Grupo Técnico de Humanização, a Secretaria de Administração e o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE)
Publicado em 26/10/2023 14:28
Na manhã de hoje (26), o pátio do pavilhão administrativo do Hospital Municipal foi cenário para a campanha Outubro Rosa. No local, foi oferecido um café da manhã, com músicas de louvor e tendas com diversos serviços, entre eles, maquiagem, massagem, auriculoterapia, marcação de mamografia e orientações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. Na ocasião, também houve sorteio de brindes. A ação é uma iniciativa do Núcleo de Educação Permanente do HM, do Grupo Técnico de Humanização do HM, do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) e da Secretaria Municipal de Administração, por meio do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador (DSST), mais conhecido como “Casa do Servidor”.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Ana Paula Ferreira Santos, a ação, sendo feita dentro do hospital, consegue abranger um maior número de funcionários. “Muitas vezes, na correria do dia a dia, os servidores não têm tempo de ir ao posto de saúde e de se cuidar. Nosso intuito ao promover esta ação é divulgar esta campanha tão importante para a saúde da mulher, principalmente a partir dos 40 anos. E, fazendo o evento aqui dentro do hospital, a gente consegue alcançar os servidores que estão de plantão hoje, que conseguem tirar um tempinho para descer e participar”, destacou.
Para Sandra Jacob, assistente social da Casa do Servidor, a ação vai além do dia de hoje. “A Casa do Servidor está aqui para servi-los não somente com perícia rotineiras e serviços, mas também trazendo orientações e levando também as pessoas a terem consciência da importância de serem multiplicadores dessas informações para seus familiares”, enfatizou.
A coordenadora do Centro Estadual de Atenção Especializada, Thalita Coelho Monteiro, explicou que, apesar da faixa de rastreio ser de mulheres de 50 a 69 anos, mulheres fora dessa faixa também conseguem fazer mamografia pelo SUS desde que tenham avaliação e solicitação médica.
A técnica de enfermagem Helaine Cristina Soares de Oliveira passou rapidinho para prestigiar o evento. “É muito bom e bacana este tipo de evento porque, além de nos orientar sobre o câncer, ajuda a dar uma quebrada na rotina pesada do dia e também promove a integração entre os servidores”, afirmou.
Para a motorista de ambulância Keila Gomes, a ação é uma forma de valorizar os servidores. “Muito bom eles fazerem este evento no local em que trabalhamos porque facilita a nossa participação e a gente se sente valorizada. Sempre que fazem algo aqui eu tô dentro!”, contou.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social