Distrito de Pontal recebe equipes da Campanha de Prevenção a Incêndios
Este será o terceiro distrito a receber os profissionais que trabalham a conscientização como principal instrumento de prevenir e reduzir a ocorrência de incêndios florestais no município de Valadares
Publicado em 28/06/2024 16:58
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), realiza mais uma importante ação da quinta edição da Campanha Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, deflagrada neste mês de junho, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente. Amanhã (29), a comunidade do distrito de Pontal receberá a visita das equipes, formadas por representantes de diversas entidades da sociedade civil, órgãos ambientais e de segurança pública, parceiros da campanha. A concentração dos integrantes das equipes acontecerá as 7h, no Tiro de Guerra.
As ações consistem em panfletagens, distribuindo cartilhas e adesivos com os números de telefone para ligarem em caso de incêndio e também para denúncias, além de conversas com os moradores, a fim de conscientizá-los sobre a importância da prevenção de incêndios florestais e queimadas urbanas. Esta prevenção se faz importante devido às graves consequências que essas tragédias podem ocasionar na flora, fauna e comunidade urbana, de um modo geral.
A diretora do Departamento de Meio Ambiente (DMA), Sátila Almeida, avalia positivamente as campanhas de prevenção a incêndios florestais. “Os moradores anseiam por campanhas assim, pois a região tem sofrido muito com as queimadas. A população nos recebe muito bem e conseguimos fazer nosso trabalho de conscientização e prevenção aos incêndios florestais e como agir em casos da ocorrência de fogo”, declara.
A campanha se encerrará no dia 6 de julho, com uma ação no Parque Natural Municipal Emiliana Marques, bairro Elvamar, em Valadares, prevista para acontecer das 8h às 11h30.
São parceiros da SEMA nesta 5ª Campanha Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais: a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Universidade Vale do Rio Doce (Univale)/Fundação Percival Farquhar (FPF), a Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale), Tiro de Guerra (TG 04/007), FIEMG Regional Rio Doce, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA), Instituto Estadual de Florestas (IEF), a agência Desafiando a Montanha Turismo de Aventura e Sempar Consultoria Jurídica e Ambiental.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social