Alunos da educação infantil visitam a Fazendinha da SEMA no Parque de Exposições
Publicado em 24/06/2024 14:24 - Atualizado em 24/06/2024 15:25
Dezessete alunos da educação infantil da Escola Municipal Rio Doce, que fica no bairro São Paulo, fizeram um superpasseio na manhã desta segunda-feira (24) no Parque de Exposições, onde eles tiveram a oportunidade de conhecer a Fazendinha da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) e também a Equovila, espaço que utiliza o cavalo – equoterapia – como forma de reabilitação de pessoas com deficiências.
Na Fazendinha da SEMA, profissionais da secretaria ensinam sobre o cultivo de alimentos e as crianças podem ver de perto como são produzidos alimentos que elas conhecem na mesa, como abóbora, feijão, amendoim, milho e hortaliças em geral. “Esta visita é importante porque, geralmente, as crianças acham que as verduras e legumes vêm direto do supermercado. Aqui elas têm contato com a realidade da zona rural e podem ver os alimentos crescendo. É bacana também para elas saírem da zona de conforto da cidade e conhecerem o mundo real acontecendo”, explicou Marlon Coelho, engenheiro agrônomo da SEMA.
Já na Equovila, a turminha se divertiu a valer com os cavalos e também no playground adaptado aos pacientes atendidos. Enzo Fiúza Machado, seis anos, estava empolgadíssimo. Questionado sobre o que mais gostou no passeio, respondeu sem titubear: “Adorei os cavalos! Eles são muito bonitos e é uma delícia andar neles. Lá na Fazendinha eu gostei muito de ver todas as verduras e legumes. Eu não sabia que era assim que se produz nossa comida.”
Melina de Assis Moreira, cinco anos, concorda com o Enzo: “O que eu mais gostei foram os cavalos! Achei muito legal poder montar e dar uma voltinha no Faísca. Ele é muito lindo! A Fazendinha é muito legal também, tem muitas verduras e legumes. Aprendemos muito neste passeio”.
Várias escolas da cidade já estão agendadas para visitas o espaço. A Fazendinha da SEMA estará aberta à visitação durante o período da Exposição Agropecuária, de 5 a 14 de julho, das 7 às 16h, com entrada gratuita. A partir das 17h em diante, a entrada no Parque de Exposições é paga.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social